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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/3SSG9KH
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2019/03.08.17.13
Última Atualização2019:06.19.16.23.11 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2019/03.08.17.13.49
Última Atualização dos Metadados2019:07.10.06.19.35 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-18190-TDI/2877
Chave de CitaçãoFischer:2019:AtGéIn
TítuloAtomização de géis por injetores centrífugos e jato-centrífugos para aplicações em propulsão de foguetes
Título AlternativoAtomization of gels by pressure swirl and jet-swirl injectors for rocket propulsion applications
CursoPCP-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2019
Data2019-03-25
Data de Acesso08 maio 2024
Tipo da TeseTese (Doutorado em Combustão e Propulsão)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas506
Número de Arquivos1
Tamanho7273 KiB
2. Contextualização
AutorFischer, Gustavo Alexandre Achilles
BancaCosta, Fernando de Souza (presidente/orientador)
Savonov, Roman Ivanovitch
Mendonça, Márcio Teixeira de
Marques, Rodrigo Intini
Lacava, Pedro Teixeira
Rodriguez, Christian Jeremi Coronado
Endereço de e-Mailgustavo_fischerman@msn.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2019-03-08 17:46:25 :: gustavo_fischerman@msn.com -> pubtc@inpe.br ::
2019-03-14 10:24:57 :: pubtc@inpe.br -> gustavo_fischerman@msn.com ::
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2019-07-10 06:19:35 :: administrator -> :: 2019
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-ChaveInjetores centrífugos
injetores jato-centrífugos
propelentes gelificados
pressure swirl injectors
jet-swirl injectors
gelled propellants
ResumoEsse trabalho apresenta uma investigação teórico-experimental da atomização de propelentes gelificados por meio de injetores centrífugos duais e jatocentrífugos duais, visando aplicações em propulsão de foguetes. Esses injetores proporcionam atomização e mistura eficientes dos propelentes líquidos, além de permitirem o ajuste do ângulo de cone do spray para uma dada queda de pressão ou vazão, reduzindo as dimensões da câmara de combustão. Inicialmente é feita uma descrição da utilização dos géis como propelentes em motores-foguete e apresentada uma revisão da reologia dos fluidos newtonianos e não newtonianos. Em seguida são apresentadas as teorias de Abramovich e Klyachko, para análise do escoamento interno e o projeto dos injetores centrífugos duais, e a abordagem de Bayvel e Orzechowski com a teoria de Klyachko, para análise do escoamento interno e o projeto de injetores jato-centrífugo duais. A partir do estudo da reologia e da teoria de injetores centrífugos e jato-centrífugos, um modelo teórico é proposto para o coeficiente de atrito em injetores centrífugos e jato-centrífugos com base na equação do coeficiente de atrito de Darcy. Em seguida, são apresentados os projetos dos injetores seguindo os procedimentos de cálculos propostos e considerando o novo modelo teórico, para uso em propulsores bipropelentes empregando etanol líquido ou etanol gelificado (C2H5O) 95% m/m como combustível e peróxido de hidrogênio (H2O2) 90% m/m como oxidante. As características de atomização dos injetores construídos foram estudadas usando água, etanol e etanol gelificado 72o INPM como fluidos de teste. Os coeficientes de descarga, os diâmetros representativos de gotas, as distribuições dos tamanhos de gotas, as uniformidades das distribuições de massa, os ângulos de cone dos sprays e as vazões mássicas dos propelentes foram determinados para diferentes pressões de injeção. Verifica-se que o etanol gelificado requer pressões significativamente maiores para ser atomizado do que o etanol líquido, devido à sua maior viscosidade. Os coeficientes de descarga para etanol gelificado são maiores que o etanol líquido e aumentam ligeiramente com o aumento da pressão de injeção. Observa-se que a formação dos padrões de pulverização para etanol gelificado é significativamente diferente daquela do etanol líquido, mudando de um cone oco largo para um cone oco estreito com o aumento da pressão. Com base no desempenho dos injetores investigados foi apresentado um estudo inicial de um cabeçote de injeção visando a utilização de etanol gelificado e peróxido de hidrogênio líquido em um propulsor bipropelente de baixo empuxo. ABSTRACT: This work presents a theoretical-experimental investigation of the atomization of gelled propellants through dual pressure swirl injectors and dual jet-swirl injectors for applications in rocket propulsion. These injectors provide efficient atomization and mixing of the liquid propellants. They also allow adjustment of the spray cone angle for a given pressure drop or flow rate, reducing the dimensions of the combustion chamber. Initially a description of the use of gels as propellants in rocket engines is presented and a revision of rheology of Newtonian and non-Newtonian fluids is presented. Then the theories of Abramovich and Klyachko, for analysis of the internal flow and the design of the dual pressure swirl injectors, and the approach of Bayvel and Orzechowski with the Klyachko's theory, for internal flow analysis and the design of dual jet-swirl injectors. From the study of rheology and the theory of pressure swirl injectors and jet-swirl injectors, a theoretical model is proposed for the coefficient of friction in these injectors based on the Darcys coefficient of friction. Next, the injector designs are presented following the proposed calculation procedures and considering the new theoretical model, for use in bipropellant thrusters using 95% m/m liquid or gelled ethanol (C2H5O) as fuel and 90% m/m hydrogen peroxide (H2O2) as the oxidant. The atomization characteristics of the manufactured injectors were studied using water, ethanol and 72o INPM gelled ethanol as test fluids. Discharge coefficients, representative droplet diameters, droplet size distributions, mass distributions uniformities, spray cone angles and mass flow rates of the propellants were determined at different injection pressures. It is found that gelled ethanol requires significantly higher pressures to be atomized than liquid ethanol because of its higher viscosity. The discharge coefficients for gelled ethanol are higher than liquid ethanol and increase slightly with increasing injection pressure. It is noted that the formation of spray patterns for gelled ethanol is significantly different from that of liquid ethanol, changing from a wide hollow cone to a narrow hollow cone with increasing pressure. Based on the performance of the investigated injectors, an initial study of an injection plate was presented aiming the use of gelled ethanol and liquid hydrogen peroxide in a low thrust bipropellant rocket.
ÁreaCOMB
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35D8B
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.22.36 1
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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